POR QUE PRECISAMOS DO CABELO?

POR QUE PRECISAMOS DO CABELO?




Desde a Antiguidade o homem sempre valorizou os cabelos, pois é uma parte do corpo em que tinha o conceito de transmitir força, beleza e poder. Mas, será que precisamos do cabelo? E, se é uma parte do corpo, por que não sentimos dor ao cortá-lo? Descubra!

Os cabelos sempre foram objeto de estudo e muito valorizados pelo ser humano. Para se ter uma ideia, no ano de 1875 foi publicado o livro Papiros de Ebers, onde há narrativas  da medicina egípcia em que estão descritas as patologias capilares. Ou seja, os cabelos já eram estudados desde, aproximadamente, 3000 a.C.



E desde a antiguidade, os calvos, como Júlio César, passavam horas arrumando os cabelos de trás para frente no intuito de disfarçar a calvície. O tratamento capilar para conter a queda dos cabelos é descrito há alguns milênios, com muitas porções milagrosas com misturas desde vegetais e minerais até excrementos de animais e unguentos.



Mas, afinal, o que é o cabelo?

O QUE É O CABELO?

A palavra cabelo vem do latim capillus e trata-se de uma haste fibrosa formada por células mortas que são compostas basicamente por uma proteína chamada queratina. A única parte viva do fio de cabelo é a que está no bulbo, na derme do couro cabeludo.

Assim, o cabelo é cada um dos pelos que crescem na região do couro cabeludo, diferenciando-o dos demais pelos do corpo pelo seu formato, local e comprimento.



POR QUE PRECISAMOS DO CABELO?

O cabelo tem papel fundamental na composição da nossa aparência, valoriza nosso rosto, mas além da função estética, os cabelos também desempenhavam uma importante função.  Nossos ancestrais primitivos dependiam do cabelo (ou pelos) para aquecimento e proteção, funcionando como isolante térmico, nos protegendo das radiações solares e abrasão mecânica.

Com o passar dos anos e nossa constante evolução, os cabelos deixaram de ser necessários para a sobrevivência, não possui uma função vital para os humanos, ou seja, podemos viver com a sua total ausência, porém o cabelo tem um enorme impacto no nosso psicológico, possuindo um valor imensurável.

A importância social do cabelo é surpreendente e pode influenciar na personalidade e na autoestima de uma pessoa. Nos anos 60, o comprimento do cabelo não era apenas uma questão de moda, mas também como uma manifestação política.



Cabelos naturais, propositalmente armados e sem cachos definidos; o que conhecemos comumente por “black power”, era destaque do grupo fundado em Oakland, Califórnia, chamado de Partido dos Panteras Negras na luta contra o racismo. Até hoje é mundialmente conhecido e as integrantes do grupo são aclamadas por mulheres negras de todo o mundo, que as enxergam como referências e inspirações para o movimento feminista negro atual.

Algumas religiões insistem na remoção completa do cabelo, enquanto outras proíbem que ele seja cortado. Em algumas civilizações antigas, o cabelo era um símbolo de poder, enquanto em outras era considerado um símbolo de sabedoria. De acordo com a Bíblia, o cabelo de Sansão o tornava o homem mais forte da Terra, e tê-lo cortado foi sua ruína.



Já na história japonesa, a importância do cabelo feminino só era menor que sua própria vida: a imortalidade do espírito feminino estava localizada em seus cabelos. Até mesmo em tempos modernos o significado do cabelo e seu estilo ainda estão profundamente enraizados em todas as culturas. 

Ao longo dos anos o cabelo deixou de ser apenas uma ferramenta de proteção do couro cabeludo do sol e ações do tempo, símbolo de poder e sabedoria, ou uma questão de moda, passando também a ser um símbolo de vaidade.

Visto que o cabelo é uma das poucas características físicas que podemos facilmente alterar, quer quanto à sua forma, comprimento ou cor, atualmente, tanto mulheres quanto homens criaram novos hábitos de higiene e cuidados com os cabelos, possuindo fundamentalmente uma importância estética considerável.

POR QUE CORTAR OS CABELOS NÃO DÓI?

Diferente de arrancar um dente ou cortar um dedo, cortar os cabelos não causam nenhuma dor.  Sabe o motivo?

Como vimos em O queé o Cabelo?, os cabelos são constituídos por uma substância chamada queratina que é produzida por células diferenciadas da pele conhecidas como queratinócitos. Essas estruturas não possuem terminações nervosas e por isso não enviam sinalização de dor ao cérebro caso sofram danos. Ou seja, nossos cabelos podem ser cortados quantas vezes forem necessárias que nunca sentiremos dor.

As terminações nervosas são estruturas que transportam para o cérebro a dor quando nos cortamos, queimamos ou batemos em alguma coisa, e também são aquilo que nos faz sentir que algo nos toca e se estamos tocando uma textura fina, grossa, áspera ou fofinha.

Os nervos são como informadores que indicam que alguma coisa toca nossa pele. Então, cortar o cabelo não é problema para o corpo, pois os queratinócitos substitui os cabelos o tempo todo e por isso é que não existe nenhum sistema de alarme que nos avise que algo está errado.

Ufa! Ainda bem, não é mesmo? Imagine! Se cortar os cabelos doessem, seríamos uma bola de pelos, pois nem todo mundo ia querer passar por um processo cirúrgico para cortar essas estruturas.

                                  CREME PARA PENTEAR



O creme para pentear ajuda a desembaraçar e controlar os fios. Portanto, aprenda como fazer Creme para Pentear. Confira!


Ø FORMULAÇÃO:


QUANTIDADE

COMPONENTES
FASE
(%)
100,00 g
1,00 Kg
FUNÇÃO
Água Destilada
A
qsp 100,00
qsp 100,00
qsp 1,00
Veículo.
Quaternário de Amônio 50%
A
3,00
3,00 g
30,00 g
Agente antiestático, antisséptico.
Incroquat
B
3,00
3,00 g
30,00 g
Emulsificante, agente condicionador.
Álcool Cetoestearílico
B
4,50
4,50 g
45,00 g
Emoliente, emulsificante, espessante.
Álcool Cetoestearílico 20OE
B
0,30
0,30 g
3,00 g
Emulsificante.
Óleo Mineral
B
1,00
1,00 g
10,00 g
Condicionante, emoliente.
Água Destilada
C
qsp 100,00
qsp 100,00
qsp 1,00
Veículo.
EDTA Dissódico
C
0,10
0,10 g
1,00 g
Quelante.
Ácido Cítrico
C
0,10
0,10g
1,00 g
Acidificante.
BHT
C
0,05
0,05 g
0,50 g
Antioxidante.
Propilenoglicol
C
2,00
2,00 g
20,00 g
Umectante.
Koralone LA
D
0,05
0,05 g
0,50 g
Conservante.
Essência
D
0,40
0,40 g
4,00 g
Perfume.

Ø MODO DE PREPARO:

Em um recipiente adequado adicionar 50% do volume total da água destilada em uma temperatura a 60°C, em seguida adicionar as matérias-primas da FASE A e agitar. Em outro recipiente dissolver a FASE B a 75-80 °C.

Acrescentar a FASE B sobre a FASE A e agitar lentamente mantendo a temperatura constante por 15 minutos.

Iniciar o resfriamento com a adição da FASE C, acrescentando os outros 50% do volume total da água destilada, em temperatura ambiente, juntamente com os outros componentes da FASE C, previamente diluídos na água, de forma lenta e contínua mantendo a agitação.

Abaixo de 35°C, adicionar a FASE D na mistura e homogeneizar.

pH5,0 – 6,0. Caso necessário, ajustar o pH com ácido cítrico, misturar durante 10 minutos. Adicionar aos poucos.

Esperar o total resfriamento e embalar. 


Ø MODO DE USAR:

Aplicar uma pequena quantidade nos cabelos úmidos ou secos e espalhar bem. Não enxaguar e pentear normalmente.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÁGUA PARA PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS

A água é um dos principais componentes em uma  formulação cosmética  e em determinados produtos pode chegar a 90% da sua composição to...