POR QUE DEVEMOS HIDRATAR AS MÃOS?


As mãos é a parte do corpo que mais usamos no dia a dia, mas nem sempre recebem a atenção que merecem. E a aparência das mãos revelam, sem dó, os efeitos do envelhecimento e as negligências dos anos. Portanto, as mãos merecem cuidados além de unhas bem feitas. Continue lendo para entender porque devemos hidratar as mãos. Confira!


Você já conheceu alguém em que o aspecto das mãos destoasse da aparência do rosto, por exemplo?



Se você ainda não conheceu, vai conhecer, pois isso é muito mais comum do que imaginamos. Muitas pessoas não têm a aparência das mãos condizente com os rejuvenescimentos feitos no corpo, principalmente no rosto.

E, ao contrário de outras partes do corpo, as mãos não contam com cirurgias plásticas para reparar a ação do tempo. Por isso, se você deseja envelhecer cultivando uma beleza saudável, é fundamental também cuidar diariamente das mãos.  

Ainda não está convencida (o)? Então, veja que o motivo de hidratar as mãos vai além de ter somente uma mão macia e hidratada, com uma aparência rejuvenescida.

POR QUE DEVEMOS HIDRATAR AS MÃOS?

A pele do dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, fato que as torna mais sensíveis à desidratação e as mudanças de temperatura.

Dessa forma, as mãos são bastante sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que afetam sua maciez. E ao longo dos anos, as mãos tendem a ficar com aspecto envelhecido, vão adquirindo manchas e os sinais de perda de elasticidade vão aparecendo.  



Assim como a pele do rosto, a pele das mãos absorve grande parte da radiação solar, sendo extremamente afetada diariamente por estarem mais expostas às agressões do dia a dia, tais como o vento, o ar-condicionado, contato com detergentes e uso frequente da água.

Com isso, a pele das nossas mãos fica seca e, normalmente, ocorrem fissuras ao redor das articulações dos dedos, devido à pele tencionada que quebra facilmente quando esticada. Além disso, a desidratação das mãos pode evoluir levando à formação de eczemas e predisposição ao envelhecimento precoce.

Por isso é fundamental hidratar as mãos, pois a hidratação ameniza o ressecamento e cria uma barreira protetora da pele, formando um filme delicado que protege contra agentes nocivos e agressões do dia a dia, mantendo a pele hidratada.

Não devemos esquecer também de proteger as mãos contra as nocivas radiações solares, fazendo o uso adequado de filtro solar ou cremes com protetor solar.

CREME HIDRATANTE PARA MÃOS

Diferente da pele corporal, que pode ser definida como normal, oleosa e seca, não é possível ter a mesma terminologia para as mãos.  Por isso, existem produtos específicos para as mãos e a escolha depende da necessidade de cada pessoa.



Uma dica é verificar as necessidades, como grau de hidratação, ressecamento e brilho, que estão diretamente associados aos tipos de pele.

Dessa forma, devemos utilizar produtos indicados para as mãos, pois são mais específicos e obtêm-se melhores resultados. Para cada gosto e necessidade, há inúmeros produtos e modos de uso que potencializam o benefício da hidratação.

É recomendado, a cada lavagem, das mãos, passar o hidrante para que mantenha a maciez e a elasticidade, reduzindo a aparição de manchas e adiando as rugas.

Opte por produtos que contenham ativos rejuvenescedores, que são antioxidantes e fortalecem as fibras de colágeno na pele. Confira abaixo uma sugestão de creme hidratante para as mãos que você mesmo pode fazer!

Ø Formulação:


QUANTIDADE

COMPONENTES
FASE
(%)
100,00 g
1,00 Kg
FUNÇÃO
Água Deionizada
A
qsp 100,00
qsp 100,00
qsp 1,00
Veículo.
EDTA Dissódico
A
0,10
0,10 g
1,00 g
Quelante.
Amino Metil Propanol
A
0,04
0,04 g
0,40 g
Agente neutralizante.
Goma Xantana
A
0,10
0,10 g
1,00 g
Espessante.
Sorbitol
A
3,00
3,00 g
30,00 g
Umectante.
BHT
B
0,05
0,05 g
0,50 g
Antioxidante.
Álcool Cetoestearílico
B
1,00
1,00 g
10,00 g
Emoliente.
Silicone DC 200/350
B
1,00
1,00 g
10,00 g
Umectante.
Óleo de Jojoba
B
1,50
1,50 g
15,00 g
Emoliente.
Óleo de Oliva
B
2,00
2,00 g
20,00 g
Antioxidante.
Miristato de Isopropila
B
2,00
2,00 g
20,00 g
Emoliente.
Base Croda
B
2,00
2,00 g
20,00 g
Hidratante.
Manteiga de Karité
B
2,00
2,00 g
20,00 g
Hidratante.
Ureia
B
3,00
3,00 g
30,00 g
Hidratante.
Monoestearato de Glicerila
B
4,00
4,00 g
40,00 g
Emulsionante.
Caprilil Glicol
C
0,50
0,50 g
5,00 g
Conservante.
Essência
E
0,30
0,30 g
3,00 g
Perfume.


Ø MODO DE PREPARO:


Em um recipiente adequado aquecer a FASE A sob constante agitação a 70-75°C.

Verter a FASE B na FASE A e homogeneizar bem, mantendo a agitação e temperatura de aquecimento por 5 minutos.

Iniciar o resfriamento mantendo a agitação.

Quando a temperatura estiver abaixo de 50°C acrescentar as FASES C, D e E. Homogeneizar.

Embalar em bisnaga opaca.


Ø MODO DE USAR:

Passe uma pequena quantidade do creme sobre as mãos e massageie delicadamente.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÁGUA PARA PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS

A água é um dos principais componentes em uma  formulação cosmética  e em determinados produtos pode chegar a 90% da sua composição to...